sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Vocês sabem o que é Comércio Justo?

Por Monique Matsumura.

Sabe aquela mania irremediável de ver as informações nutricionais da caixinha de guloseimas? É quase um transtorno obsessivo compulsivo, tirar a embalagem da prateleira e virar o pulso em busca da famigerada tabelinha.

Já pensou se ali também contivesse informações sociais a respeito do produto para que os consumidores pudessem avaliar, além do estrago na silhueta, o impacto ambiental e social do que estivessem comprando?

Foi baseado na injustiça das relações comerciais que nasceu o COMÉRCIO JUSTO, uma prática comercial baseada em diálogo, transparência e respeito, em busca de uma relação comercial mais equilibrada entre produtores e consumidores. Esta nova maneira de fazer negócios é uma tendência mundial, e oferece melhores condições comerciais, assegura o direito dos pequenos produtores e trabalhadores que estão a margem do mercado convencional e contribui diretamente para a geração de renda e para a qualidade de vida.

Na Europa, o crescimento médio ao ano deste nicho de mercado é de 30% ultrapassando a marca de 2.9 bilhões de euros em faturamento, beneficiando mais de 1 milhão de pequenos produtores da América Latina, África e Ásia e já desperta o interesse de grandes redes de supermercado, lojas de departamento e transnacionais na Europa, nos Estados Unidos e nos países do Pacífico Norte.

A Starbucks e a rede de supermercados inglesa Tesco já aderiram aos produtos de Comércio Justo. Na área de moda e cosméticos, a The Body Shop e a americana Aveda e a francesa La Redoute, para citar só os gigantes, desenvolveram seus produtos justos. Mais do que a sustentabilidade ambiental, o Comércio Justo aponta para uma preocupação com o bem-estar social dos produtores e com sua qualidade de vida.

No Brasil, a pioneira neste mercado de COMÉRCIO JUSTO na moda é a marca Brasil Social Chic, a única que atua 100% dentro deste conceito. De olho nesta tendência, mulheres que querem saber de onde veio o algodão da sua regatinha básica, quem costurou o jeans boyfriend e quanto da pequena fortuna gasta para manter-se trendy ficou de fato com quem colocou a mão na massa.

Mais do que uma tendência, o se Comércio Justo traduz num estilo de vida.
Alguns produtos - Brasil Social Chic:


Quem quiser conhecer melhor é só visitar:
Meninas,
Já falamos de consumo consciente aqui e aqui, este é um assunto importante e precisamos estar informadas e principalmente atuantes, né?! Então, podemos começar?

2 comentários:

  1. Com certeza!
    E quanto mais divulgação deste trabalho (justo) melhor.
    Não lembrava do Brasil Social Chic (acho q soube sobre o site e o trabalho do BSC numa palestra), mas confesso que tinha esquecido. Ainda não conheço o blog...vou lá.
    Adorei o post!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vai sim, o trabalho deles é muito legal! Precisamos divulgar, só assim teremos chances de mudar nossa sociedade. Se pararmos para questionar as origens do que compramos provavelmente vamos deixar de comprar de muitas marcas...
    bjos

    ResponderExcluir