quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Consumo Consciente, continuação.



Bem continuando....


- Garrafas PET Brasil produz anualmente 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume reciclado atualmente, beira os 50%. Isso significa na prática que pelo menos 1 bilhão e meio de plástico não-biodegradável é descartado no meio ambiente por ano.


Para reciclar: Retirar rótulo e lavar.


- Latas de Alumínio: Cada quilo de alumínio reciclado economiza cinco quilos de bauxita. Para reciclar uma tonelada de alumínio é preciso utilizar somente 5% de energia necessária para se produzir a mesma quantidade do material primário. Ou seja a reciclagem das latinhas de cerveja, refrigerante e similares poupa 95% de energia elétrica.


Antes de separar para reciclagem é necessários lavar as latinhas.


- Latas de Aço: Podem ser transformadas em vergalhões, arame, aço plano, o que garante uma boa economia de energia e recursos minerais. A estimativa é de que, a cada 75 latas recicladas, uma arvóre é salva de virar carvão vegetal.


- Pilhas: Se você jogar suas pilhas e baterias no lixo, elas serão depositadas nos lixões e aterros sanitários, podendo vazar e contaminar o lençol freático, solos, rios e alimentos e isso causa danos às pessoas a aos animais.


Para reciclagem: Descarte em locais apropriados. O Banco Real, em quase todas suas salas de auto atendimento possuem a coleta de pilhas e baterias. (Dica: eu vou juntando em uma caixinha, qdo enche, vou a uma agência do Banco Real e descarto)


- Papéis: Reciclar 1 tonelada de papel é o mesmo que economizar 4.200kW/h de energia e de 17 árvores. O processo também poupa o ambiente de 27 kg de poluentes e do gasto de 26 mil litros de água.


Não podem ser reciclados: Papéis combinados com outros materiais (plastificados, metalizados, papel-carbono), sujos de graxa, gordura, alimentos e papéis higiênicos.


Lembrando que tudo que é separo para reciclagem deve estar limpo, embalagens de plástico, vidro, devem ser lavadas antes. E é, muitas vezes aí, que o bixo pega, muita gente tem preguiça de lavar o próprio lixo. tudo bem. Existe outra opção: deixar para seus descendentes uma montanha de porcaria como herança e contribuir para as catastofes ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário