Você pode até achar esse papo chato e cansativo, mas não dá mais para achar que não é com a gente. Reciclar é preciso. Desperdiçar menos é questão de educação e sobrevivência.
Quesito Roupas...
Os brechós, mercados de pulgas são normais na Europa, há muitas décadas. Como sofreu um período de guerra, o europeu não vê nada demais na reciclagem de roupas, e compra de coisas que já passaram pelo armário alheio numa boa. Estou falando de pessoas de classe média, que pode comprar coisas novas, mas que tem outra mentalidade. No Brasil, a moda dos brechós é recente. Mas já mostra a que veio. Podemos achar peças incríveis, lugar ideal para uma garimpagem fashion e o que é melhor gastando pouco.
E falando nisso... No sábado, dia 04/09, lá na Casa da Matriz, rola o Bazar Bom Demais pra ser verdade (mais informações aqui, aqui e aqui), ótima oportunidade, para quem não conhece este tipo de comércio conhecer e quem já conhece fazer a festa. As meninas, estão arrasando na organização, tem até um catálogo virtual, que já da para ter uma boa idéia do que podemos encontrar lá.
Quesito Lixo....A quantidade de lixo que as grandes cidades geram todos os dias, é absurda! É fácil aumentar a vida útil de vidro, papel e plástico. Mesmo que você não consiga transformar sua casa num organismo sustentável e "eco-friendly", pelo menos dará sua contribuição, diminuindo o acúmulo de coisas que manda para o lixo.
Se o seu condomínio ainda não adota esta prática, vale uma dica para o síndico.
- Vidros: Para enviar para a coleta seletiva, é preciso limpar, enxaguar, retirar tampas, rótulos, etiquetas e adesivos.
Podem ser reciclados: copo, frasco de remédio, jarra, garrafa e vidro colorido.
Não podem ser reciclados: vidro de automóvel, pirex, espelho, lâmpada, óculos e cristal.
- Sacolas plásticas: De acordo com o Ibope, em uma pesquisa realizada para o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos - Plastivida, quase 100% da população usa as sacolas para descartar lixo doméstico e 71% consideram ideais para tranportar as compras. Mas como as sacolas oferecidas por alguns supermercados é de baixa qualidade, alguns clientes precisam de duas ou mais para transportarem suas compras, aumentando ainda mais a poluição do ambiente.
Alguns estabelecimentos, como Rede Pão de Açucar, Hortifruti, já estão oferecendo descontos, para quem utiliza sua "ecobag" ou caixas de papelão para transportarem suas compras.
Ah! E para o lixo doméstico, procure nos supermercados os sacos biodegradáveis, eles poluem menos.
Amanhã dicas: Alumínio, Latas de aço, papéis.