terça-feira, 31 de agosto de 2010

Consumo Consciente


Você pode até achar esse papo chato e cansativo, mas não dá mais para achar que não é com a gente. Reciclar é preciso. Desperdiçar menos é questão de educação e sobrevivência.

Quesito Roupas...


Os brechós, mercados de pulgas são normais na Europa, há muitas décadas. Como sofreu um período de guerra, o europeu não vê nada demais na reciclagem de roupas, e compra de coisas que já passaram pelo armário alheio numa boa. Estou falando de pessoas de classe média, que pode comprar coisas novas, mas que tem outra mentalidade. No Brasil, a moda dos brechós é recente. Mas já mostra a que veio. Podemos achar peças incríveis, lugar ideal para uma garimpagem fashion e o que é melhor gastando pouco.

E falando nisso... No sábado, dia 04/09, lá na Casa da Matriz, rola o Bazar Bom Demais pra ser verdade (mais informações aqui, aqui e aqui), ótima oportunidade, para quem não conhece este tipo de comércio conhecer e quem já conhece fazer a festa.

As meninas, estão arrasando na organização, tem até um catálogo virtual, que já da para ter uma boa idéia do que podemos encontrar lá.

Quesito Lixo....

A quantidade de lixo que as grandes cidades geram todos os dias, é absurda! É fácil aumentar a vida útil de vidro, papel e plástico. Mesmo que você não consiga transformar sua casa num organismo sustentável e "eco-friendly", pelo menos dará sua contribuição, diminuindo o acúmulo de coisas que manda para o lixo.

Se o seu condomínio ainda não adota esta prática, vale uma dica para o síndico.

- Vidros: Para enviar para a coleta seletiva, é preciso limpar, enxaguar, retirar tampas, rótulos, etiquetas e adesivos.

Podem ser reciclados: copo, frasco de remédio, jarra, garrafa e vidro colorido.

Não podem ser reciclados: vidro de automóvel, pirex, espelho, lâmpada, óculos e cristal.

- Sacolas plásticas: De acordo com o Ibope, em uma pesquisa realizada para o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos - Plastivida, quase 100% da população usa as sacolas para descartar lixo doméstico e 71% consideram ideais para tranportar as compras. Mas como as sacolas oferecidas por alguns supermercados é de baixa qualidade, alguns clientes precisam de duas ou mais para transportarem suas compras, aumentando ainda mais a poluição do ambiente.

Alguns estabelecimentos, como Rede Pão de Açucar, Hortifruti, já estão oferecendo descontos, para quem utiliza sua "ecobag" ou caixas de papelão para transportarem suas compras.

Ah! E para o lixo doméstico, procure nos supermercados os sacos biodegradáveis, eles poluem menos.


Amanhã dicas: Alumínio, Latas de aço, papéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário